quinta-feira, 14 de maio de 2009

Cursos a distância: uma tecnologia polêmica

O setor da educação passou por inúmeras mudanças até chegar ao séc. XXI. Incorporou consigo as diversas ferramentas tecnológicas nas salas de aula, auxiliando desta forma os alunos no processo de ensino- aprendizagem.

Uma das novas mudanças verificadas no Ensino Superior acoplada a existência da tecnologia é a inserção de cursos de graduação a distância. Cursos estes que geram polêmica quando se compara ao curso de graduação em que o aluno deve estar presente em sala de aula.

A redução do tempo, espaço e preço faz com que aumente a procura dos cursos a distância. Fora essas pequenas vantagens, ele tem sido alvo de críticas já que o aluno não tem a motivação do professor, ao contrário do que ocorre em sala de aula.

Muito se fala em melhorar a educação desde país. Aponta- se os índices vergonhosos de exames nacionais do Ensino Médio (Enem) que mais tarde despontará o fracasso na prova do Ensino Superior (Enade) e nada ou quase nada se faz a respeito.

Afinal, empregar mais e melhores tecnologias nem sempre é sinal de sucesso. É preciso analisar as vantagens e desvantagens de cada tecnologia no aprendizado do aluno. E é de se pensar quais seriam as vantagens significativas dos cursos a distância.

A propaganda das faculdades não mostra as desvantagens deste curso. Vende um produto que traz "facilidades" apenas aos alunos. Mas e a qualidade do curso? E a falta de socialização com os seus colegas? E ainda a falta de maturidade de diversos alunos que realizam este tipo de curso? Não são fatores a serem considerados? Será que não há diferenças deste curso em relação ao realizado em salas de aulas? Cursos que os alunos convivem, dialogam, estão em contato com pessoas da área e aprendem na prática.

Sim, não podemos negar que ter algumas aulas a distância é interessante. Para o aluno que falta repor a matéria, ter “contato” com pessoas de renome que poderão compartilhar algum de seus conhecimentos. Agora fazer um curso inteiro com aulas a distância, não formará um aluno extremamente capacitado e pronto para atuar no mercado de trabalho visto que muitas das faculdades a distância apresentam deficiências gravissímas.

As tecnologias possibilitaram e ainda estão possibilitando um enorme avanço na educação mas sua utilização tem que ser avaliada constantemente . Nada substitui a interação entre aluno- professor, relação essa que possibilita conhecimento e amadurecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário