sábado, 16 de maio de 2009

Sem barreiras para a tecnologia


Dispositivos móveis na educação

A nova tecnologia OOKL desenvolvida pela empresa de tecnologia SEA e universidades britânicas fará com que os celulares sejam aproveitados como forma de aprendizado em sala de aula.

O aluno poderá buscar informações no seu celular sobre o assunto que desejar, poderá também baixar vídeos, textos e compartilhar informações com seus colegas. Uma forma de interatividade em um aparelho adquirido por quase todos estudantes.

Através do aparelho celular e internet da OOKL, os alunos poderão ter acesso aos dados do local que se encontram, baixando as informações necessárias e criando uma espécie de biblioteca, com a vantagem de armazenar tudo em um pequeno aparelho móvel que passará as informações para uma rede na internet.

Até o momento esta tecnologia está disponível apenas para alunos britânicos e americanos que já sentem resultados positivos.

Confira abaixo dois trechos da entrevista concedida pela OOKL para a Veja online em que fica claro a função deste novo dispositivo e seu funcionamento.

VEJA.com - O que é o OOKL?
Uma experiência inovadora de aprendizado que se utiliza de telefones celulares e internet para auxiliar as pessoas a descobrirem o conhecimento que existe por trás dos objetos, além de permitir que elas criem seus arquivos de memória pessoal, que podem ser compartilhados on-line.

VEJA.com - Como a ferramenta funciona?
O OOKL consiste em dois elementos interligados: o telefone celular da OOKL e a rede de internet da OOKL. As escolas, museus e galerias possuem celulares que se tornam uma espécie de central de informações, disponível para todos os alunos visitantes. Com os aparelhos em mãos, as pessoas podem baixar conteúdo educativo para seus celulares, ao mesmo tempo que criam seus próprios bancos de dados com imagens, som e texto. É como se eles carregassem um enciclopédia digital no bolso, com câmera, gravador e caneta, tudo em um mesmo dispositivo. Todo o conteúdo criado no celular é instantaneamente gravado em um scrapbook on-line via tecnologia 3G. Após esse processo, as pessoas podem editar seus conteúdos, colaborar com outros usuários e até dividir com eles suas informações. Apresentações multimídia também podem ser criadas pelo sistema OOKL.

Confira o resto da entrevista de Marina Dias


Desempenho online

O desenvolvimento das tecnologias é tão acentuado que em diversas faculdades e universidades do país, os alunos acessam seu desempenho escolar, verificam suas faltas, notas, provas, conteúdos e livros pelo sistema educacional da instituição.

Os alunos recebem um login e senha e a partir destes tem o acesso as informações da instituição que estuda. Podendo fazer reclamações, rematriculas e até mesmo reservar livros pela biblioteca online.

As informações que o universitário necessita estão ali. Cabe a ele manter se atualizado até mesmo para não perder oportunidades de estágios e capacitações em seu curso.

A faculdade Estácio de Sá que tem diversas unidades no país desenvolve esse sistema de interação aluno-instituição, criando uma relação de independência e facilidade ao aluno. Outra tecnologia utilizada por esta faculdade são as aulas e cursos a distância. Vale a pena conferir

Nenhum comentário:

Postar um comentário